sábado, 2 de abril de 2011

Lua mudou de rotação com terremotos do Japão

 (Reprodução)


Pesquisadores do Royal Seismology Bureau of New Zealand, preocupados com os efeitos dos terremotos do Japão em seu território, acabaram descobrindo uma alteração no movimento lunar.

Os terremotos do Japão alteraram o eixo da terra e as forças gravitacionais de algumas regiões. Essa mudança, aliada à proximidade atípica da Lua, que teve seu perigeu pouco tempo depois dos tremores.

O perigeu é o ponto da elipse da Lua em que ela fica mais próxima da Terra, sendo chamada até de "super lua". Nesse momento, a lua diminuiu a velocidade de sua elipse e iniciou um leve movimento de rotação.

A face da lua que nós vemos vai alterar completamente em cerca de 230 anos, acreditam os especialistas. O número de eclipses solares pode até triplicar nesse período.

Todos os efeitos que isso terá sobre a vida na Terra ainda são desconhecidos. O líder da pesquisa, Kevin Furlong, não quer alarmar as pessoas, mas garante que "a mudança pode interferir nas marés e no desenvolvimento de vegetais".

Interessados na mudança da face da lua exposta à luz solar, o Comitê Internacional de Monitoramento Alienígena já cogita a possibilidade do desenvolvimento de células autótrofas, ou seja, vida fora da Terra.

2 comentários:

Ankhmaya disse...

Apesar de ser 1º de abril, um acontecimento desses seria preocupante. Caso a lua diminua sua rotação, possivelmente terá uma pequena queda... já imaginou?

Abraços
www.folhetimonline.com.br

Cla disse...

Nossa, se vê que quando a Terra se movimenta ela interfere até na lua, nossa parece que a cada dia que passa tudo fica mais maluco, quem derá se fosse um mentira, apenas mais um dos efeitos que a Terra provoca!
Bom artigo! Beijos